LLAMANOS 34 91 535 89 90

O armazenamento do vinho.

As condições de armazenagem ou guarda do vinho são muito importantes e não devem ser negligenciadas, sob pena de deterioração do vinho, perda de suas características ou evolução irregular. Por Aguinaldo Záckia Albert e Ennio Federico.

Portugal Vinho do blog | 2015-09-25 17:15:31


Caso não se tenha uma adega climatizada para manter os vinhos em condições ideais (15°), deve-se utilizar um lugar da casa que seja fresco (face sul), arejado, sem odores estranhos, escuro, sem trepidação e com pouca variação de temperatura.

As garrafas devem ser colocadas deitadas, de tal forma que se evite o ressecamento das rolhas e conseqüente invasão de oxigênio nas garrafas, o que oxidaria o vinho. Os vinhos brancos são colocados na parte inferior e os tintos, na superior, pois resistem melhor às temperaturas mais altas.

Uma boa solução são as adegas climatizadas em forma de móvel, semelhantes a refrigeradores, existentes hoje no mercado, com capacidade variável de armazenamento.

É interessante manter fichas de controle, cadernos ou programas de computador com a relação dos vinhos da adega, onde são anotadas várias informações, como: data da compra do vinho, preço (em dólar), quantidade de garrafas, previsão de consumo, com quem degustamos o vinho, acompanhado de que prato, etc.

    • Cargando...
    • Cargando...
    • Cargando...