LLAMANOS 34 91 535 89 90

O Serviço do vinho.

O serviço do vinho envolve uma série de procedimentos que, embora possam parecer óbvios à primeira vista, quando observados em seu conjunto maximizam o prazer que se pode usufruir do vinho. Por Aguinaldo Záckia Albert e Ennio Federico.

Portugal Vinho do blog | 2015-09-25 17:15:31


Em um restaurante, essa atividade cabe, ou deveria caber, ao sommelier - o profissional que ajuda os comensais a escolherem o vinho que melhor combinará com a comida a ser servida, elabora a carta de vinhos do restaurante, além de cuidar de sua compra e guarda.

O conhecimento do serviço do vinho, aliado aos conceitos teóricos e práticos que se deve ter sobre essa bebida, não deve ser negligenciado. Assim, saber escolher o vinho, onde comprá-lo, como ler o rótulo (um assunto bastante complexo, pois cada país produtor tem a sua legislação), qual a forma e a cor que a garrafa daquele determinado vinho deve ter, se ela foi bem armazenada e se é de uma boa safra, são conhecimentos importantes.

E, depois da compra, como devemos armazenar esse vinho? Devemos tomá-lo logo ou ele é um vinho de guarda, que evoluirá com o passar dos anos? De que forma se deve retirar a rolha e como e a que temperatura servi-lo? Até que ponto se deve encher uma taça e com que comida servir esse vinho? Estas e outras questões serão abordadas a seguir.

    • Cargando...
    • Cargando...
    • Cargando...