LLAMANOS 34 91 535 89 90

Vocabulário básico de vinho.

A degustação: uma experiência multi-sensorial. Degustar um vinho não é nada mais do que analisar, de forma atenta, o que se sorve, de modo a interpretar as sensações que este vinho provoca nos órgãos dos sentidos. Por Aguinaldo Záckia Albert e Ennio Federico.

Portugal Vinho do blog | 2015-09-25 17:15:31


Acidez - É sentida nas laterais da língua. Os ácidos são componentes fundamentais do vinho, pois proporcionam frescor e sabor ao vinho, além de protegê-lo contra as bactérias.

Adstringente - É o vinho com presença de "taninos verdes", que transmitem à boca a sensação de aspereza. São vinhos difíceis de beber quando jovens, mas melhoram com o envelhecimento em garrafa, quando os taninos se tornam menos agressivos.

Afinado - Vinho envelhecido em carvalho e equilibrado.

Baunilha - Os vinhos amadurecidos em carvalho têm sabores que lembram a baunilha, sendo levemente adocicados e agradáveis.

Bouquet - Presença de aromas complexos, intensos e diversificados adquiridos durante o envelhecimento em madeira fina e na própria garrafa.

Bouchoné - Termo francês que significa aroma desagradável de rolha atacada por mofo.

Chato - Vinho com falta de acidez e corpo pequeno.

Complexo - Aromas dentro de aromas que sugerem várias analogias diferentes de frutas, flores, madeira, etc.

Curto - Sem persistência gustativa .

Duro - Tânico. Característica de certos tintos jovens.

Encorpado - Sensação gustativa que denota força e estrutura, decorrente da boa graduação alcoólica.

Firme - Jovem e com estilo marcante.

Frutado - Termo que designa o conjunto de características olfativas dos vinhos jovens resultante da variedade da uva (aroma primário) e dos aromas pré-fermentados e de fermentação (aromas secundários). É uma característica que tende a atenuar-se e, por fim, a extinguir-se com o tempo, dando lugar a aromas mais evoluídos.

Harmonioso - Vinho que revela perfeito equilíbrio entre seus componentes principais (açúcares, ácidos, tanino, álcool, etc.), proporcionando sensações agradáveis devido a seu equilíbrio.

Glicerina - Substância presente no vinho que ameniza a rudeza das substâncias ácidas e tânicas, tornando-o redondo e aveludado.

Longo - Vinho cujos sabores permanecem na boca por um bom tempo após ter sido bebido.

Mosto - Suco de uvas frescas, ainda não fermentado, em que podem permanecer as partes sólidas da uva.

Nervoso - Rico em acidez, vivaz. Qualidade dos vinhos jovens, principalmente os brancos.

Pérlage - São as finas borbulhas características dos Champagnes e outros espumantes, resultante da liberação do anidrido carbônico.
Uma permanência prolongada da pérlage denota qualidade do.

    • Cargando...
    • Cargando...
    • Cargando...