O universo do vinho de Celia Carbonari.


Publicado el 02 de Julio de 2024


O universo do vinho de Celia Carbonari.

Falei da vinícola Villa de Santa Maria: Célia Pinotti Carbonari (empresária e arquiteta). A moderna vinícola está localizada no Vale do Baú, a 192 quilômetros da Metrópole de São Paulo, e produz vinhos da colheita de inverno. Estes vinhos já foram premiados por Bruxelas e pela revista inglesa Decanter.

Autor: Guillermo César Gómez

Célia Pinotti Carbonari

Célia é uma das pessoas mais importantes do universo do vinho, o currículo de Célia Pinotti Carbonari: Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Bento do Sapucaí (biênio 2024-2025); Sócia e administradora da Vinícola Villa Santa Maria;

Presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo – Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento; Membro da Câmara Federal de Vinhos e Derivados, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

Secretaria Executiva do Enoturismo Brasil, Membro da OMET - Organização Mundial do Enoturismo. Coordenadora do Programa Agroturismo Alto da Mantiqueira, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi eleita uma das lideranças femininas do agro no Estado de São Paulo.

A história

A história da vinícola Villa Santa Maria começou como a de muitas empresas familiares, que depois de anos na cidade grande procuram um lugar tranquilo no interior para contemplar a natureza e descansar. Assim, ao chegar ao Vale do Baú, o encanto da natureza foi imediato, e o local também guardou lembranças familiares, visto que seu passado estava ali, e foi uma agradável redescoberta de suas raízes.

Capital humano

Muitos dos seus colaboradores cresceram junto às vinhas, no caminho para a escola atravessavam as vinhas, vendo as plantas crescerem, fazem parte da história daquela terra.

O pioneirismo

Entre 2000 e 2001 compraram um terreno e construíram uma casa. Surgiu então a iniciativa de plantar vinhas vitis viniferas, a ideia era construir futuramente uma adega. A tentativa foi muito “sui generis” e fundacional, já que aquele lugar não tinha história como produtor de vinho e ninguém havia feito isso em São Bento do Sapucaí.

Então, começaram do zero em 2004.

Felizmente, um grupo teve o mesmo sonho e começou a plantar vitis viniferas na Serra da Mantiqueira, com a proposta de poda reversa, para obter colheita no inverno. Todos ficaram muito entusiasmados e um ano depois, em 2005, iniciaram o plantio.

Orientados pelo especialista Murillo

Albuquerque Regina, plantaram cerca de 4.500 mudas de uva. Entre elas, escolheram as uvas Bordeaux, que era sua paixão: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah.

Conhecendo a terra

Começaram a conhecer melhor o terroir e o que ele era capaz de produzir com qualidade. Após cinco anos de cuidado intenso com as plantas, iniciaram o processo de vinificação. O resultado obtido foi um vinho de excelente qualidade, de acordo com os padrões do mercado. Foi a confirmação de que eles estavam no caminho certo. Terminada a fase experimental, iniciaram-se com uma vinha de padrão profissional.

25.000 vinhas

Entre 2011/2012 plantaram mais 25 mil vinhas, num total de 20 hectares. Naquele ano introduziram as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Estas duas últimas plantas adaptaram-se muito bem.

A expansão

Em 2018 ampliaram a vinha, plantando mais 40.000 plantas, onde também começaram a plantar uvas Viognier. Hoje são um total de 60 mil vinhas, das quais 30 mil estão em produção. A caminhada até lá foi longa, mas muito gratificante.

A aprendizagem

Aprenderam que esta região é muito rica em clima e solo. Os 90 hectares da propriedade, incluindo a parte social, representam não só a incrível oportunidade de dar continuidade a uma linha de vinhos reconhecida internacionalmente, mas também o amor pela natureza e pelo encanto da Serra da Mantiqueira.

Restaurante Villa's Bruschetteria

O complexo oferece degustação de vinhos Brandina e atende turistas em ambientes elegantes, refeições de alta gastronomia. Possui também hospedagem no restaurante Bruschetteria da Villa, tanto no espaço Terrazzo quanto no Jardim. Aos visitantes é oferecida a oportunidade de experimentar o Menu Gastronômico, uma experiência que une a culinária italiana e internacional, apresentando uma variedade de pratos sofisticados e criativos. A visita realiza-se num ambiente elegante e intimista, onde poderá provar vinhos Brandina, sempre acompanhados de uma boa conversa, e de uma introdução à enologia da adega. Toda a produção, vale lembrar, está sujeita a rigor técnico. A Villa produz sete variedades: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Viognier.

Filosofia da vinícola gourmet

A primeira questão que devemos colocar-nos é: Por que é importante visitar esta vinícola? e a resposta está na nossa bolha de conhecimento. Muitos consumidores amantes do vinho reproduzem como ação espiritual e teórica ideias encontradas em livros de enologia de há 50 anos atrais, onde são determinadas as regiões para fazer vinhos. Estas páginas não só se tornaram ultrapassadas, como produzem uma consciência deformada e obscura, cuja falsidade assenta num processo de regressão de ocultação do universo real do vinho no século XXI. Por esta razão, muitas pessoas desconhecem a nova geografia do vinho, ou seja, os vinhos das colheitas de inverno. Por outro lado, muitos repousam numa falsa consciência de compreender, determinando, sem o ter bebido, o vinho de inverno e julgando a priori que é um mau vinho, quando na realidade os vinhos gourmet da colheita de inverno não são apenas da mais alta qualidade, mas também na boca, apresenta um estilo elegante, muitas vezes negligenciando pelo vinho industrial importado. O vinho da vinícola Villa Santa Maria é um vinho como poucos no mundo e deveria estar nas caves dos enófilos mais exigentes.

Os vinhos

A carta de vinhos da Brandina é robusta e qualificada. A lista inclui Assemblagem 2019 rótulo branco, Assemblagem rótulo vermelho e preto, Assemblage Blanc, Sauvignon Blanc Extra Brüt Chardonnay Espumante, Chardonnay, Moscato Vindima Tardia e Rosé. Além dos vinhos, a loja virtual oferece saborosos hidroméis, a bebida dos vikings, potes de mel, vinagre balsâmico, suco de uva branca e suco de uva vermelha.





TOP10 vinos más vendidos en AMAZON


Compartir en RRSS:



×

FILTRAR BÚSQUEDA

CATEGORIAS

FILTRAR BÚSQUEDA

CATEGORIAS

BLOGGERS DEL VINO

NEWSLETTER

Suscríbete a nuestro boletín y mantente informado de todas las últimas noticias del Sector del Vino.


He leído y acepto la política de privacidad

 

Copyright © Cata del Vino | Política de Privacidad | Condiciones de Uso