Paraúna e a primeira rota de vinhos da América do Sul.


Publicado el 03 de Febrero de 2024


Paraúna e a primeira rota de vinhos da América do Sul.

Paraúna e a primeira rota de vinhos da América do Sul. Poucas pessoas sabem que a moderna vinícola Serras das Galés, em Paraúna, Goiás, Brasil, está relacionada à primeira rota de vinhos da América do Sul.

Autor: Guillermo César Gómez


A história:

Antes da Argentina, Chile e Uruguai, o enviado do rei João III de Portugal, Martim Afonso de Souza, trouxe as primeiras vitis viníferas para o Brasil, onde hoje é o Estado de São Paulo. A iniciativa foi do fidalgo Brás Cubas, originário da cidade do Porto, Portugal.

Aliança política:

Para fundar a primeira vinícola da América do Sul, foi preciso que o cacique Tibiriçá fizesse um acordo político e pacificador entre os indígenas da região e o colonizador Martim Afonso de Souza, de quem se tornou amigo. A ajuda dos jesuítas foi também fundamental para a implantação da vinícola que entraria para a história da viticultura universal pelo pioneirismo no setor, em terras sul-americanas.

Os descendentes do cacique Tibiriçá:

As filhas do cacique Tibiriçá casaram-se com portugueses e deram as primeiras famílias à sociedade paulista. Além disso, o cacique Tibiriçá, fundador de São Paulo, tem como descendente João Xavier Ferro, homem ativo, empreendedor e extremamente inteligente, que entraria para a história de Paraúna como um dos fundadores do município.
Outra ilustre descendente do cacique paulista é a rainha da Suécia, Silvia Renata Sommerlath.

O Dr. Sebastião Ferro, na rota universal do vinho.

Seguindo a linha do pioneirismo do Dr. Sebastião Ferro, que está nessa linhagem fundadora de cidades, criou a primeira vinícola de Paraúna e é descendente do cacique que contribuiu com o surgimento da primeira vitis vinífera na América do Sul.

A grande rota do vinho no mundo

É por isso que podemos traçar no mapa-múndi a grande aventura das vinhas viníferas, saindo do que hoje são a Geórgia e a Armênia, para descer o Rio Eufrates e ser recebida pelo comércio fenício. Depois, os fenícios aprenderam a fazer vinho e deixaram a ilha de Tiro para fundar Cádiz e trazer as vitis viníferas para o que hoje é Portugal. Mais de dois mil anos se passaram até o ano de 1530, quando a expedição de Martim Afonso de Souza desembarcou no Brasil.




TOP10 vinos más vendidos en AMAZON


Compartir en RRSS:



×

FILTRAR BÚSQUEDA

CATEGORIAS

FILTRAR BÚSQUEDA

CATEGORIAS

BLOGGERS DEL VINO

NEWSLETTER

Suscríbete a nuestro boletín y mantente informado de todas las últimas noticias del Sector del Vino.


He leído y acepto la política de privacidad

 

Copyright © Cata del Vino | Política de Privacidad | Condiciones de Uso