Uma adega que revolucionou a forma de fazer vinho no mundo, ANAIA.


Publicado el 03 de Marzo de 2022


Uma adega que revolucionou a forma de fazer vinho no mundo, ANAIA.

Tive a honra de falar com Patricia Serizola, ela lançou uma nova proposta de enoturismo para sua vinícola ANAIA. É importante dizer que qualquer turista que visite Mendoza será obrigado a conhecer sua vinícola, pois tem uma proposta única, ou seja, se você não a vê na vinícola ANAIA, não a encontrará em nenhum lugar do planeta terra a esta forma de fazer vinho.

Autor: Guillermo César Gómez


Os primórdios da vinícola

A especialista em vinhos Patricia Serizola e seu marido Osvaldo del Campo adquiriram seu primeiro vinhedo em 2016 e no ano seguinte começaram a engarrafar seus primeiros vinhos. A propriedade de 72 hectares está localizada na comuna de Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, berço dos premiados Malbec e vinhos icônicos da viticultura argentina.

Concrete Mates - eppur si move

Conta-se que no final do julgamento, antes de se retirar da presença dos juízes, Galilei não pôde deixar de dizer, baixinho: "e ainda assim se move" ou, em latim, eppur si mouve.

O mesmo se pode dizer dos vinhos ANAIA, eppur si mouve. Os grandes recipientes em forma de cuia se moverão lentamente, os vinhos terão um movimento de vinho sem  estressar-se em nenhum momento, usando os novos Concrete Mates.

As megas Cuias

Os mates são ânforas de cimento em forma de cabaça de 9.600 litros com design único e exclusivo para a vinícola, não visto em nenhum outro lugar do mundo, são usados para fermentação e envelhecimento e possuem mecanismo de inclinação que mantém seletivamente o contato entre sólidos e líquidos, evitando o bombeamento de estresse e transferência com bombas.

Carvalhos de meia tonelada

Mas a adega também tem uma proposta com microvinificação com madeira. O carvalho é utilizado através de micro vinificação , produção em barricas de carvalho francês de 500 litros e cubas de carvalho francês de 4.500 litros com o objetivo de moderar a sua intervenção no processo de vinificação.

ANAIA

ANAIA significa:  AN = Andes e AIA = lugar de, isso no dialeto toscano.

 Anaia, Vinhos dos Andes emerge da terra, a vinícola é uma manifestação de criatividade com formas únicas de extrema delicadeza e finesse. A vinícola não prejudica a paisagem, pois se manifesta como uma dobra tectônica. O edifício mal surge e já se consagra à natureza.

Os geólogos dizem que os Andes começaram a se formar há cerca de 120 milhões de anos atrás, quando a crosta oceânica de Nazca deslizou sob a plataforma continental da América do Sul, em um processo chamado "subducção", causando dobras e falhas na crosta terrestre. A vinícola ANAIA consegue fazer parte deste processo geológico de milhões de anos, razão pela qual a sua arquitetura é uma homenagem à natureza.

ANAIA é diferente do resto do mundo

Em todas as vinícolas do mundo, para homogeneizar a mistura no tanque, é utilizada a técnica de bombeamento, que consiste em extrair o mosto fermentado da parte inferior do tanque e bombeá-lo para a parte superior do mesmo, para embeber o chapéu. Mas esta técnica estressa o processo de vinificação, a adega ANAIA o faz de forma homogênea com movimentos lentos, para evitar uma maceração de intervenção mínima, isso evita danificar o processo

Um oásis para o enoturismo

Este oásis é o sonho de uma equipe apaixonada por propostas revolucionárias e novos paradigmas que convergem em um empreendimento excepcional, visando obter os melhores vinhos da América do Sul, aplicando conceitos de sustentabilidade e respeito à natureza.





TOP10 vinos más vendidos en AMAZON


Compartir en RRSS:



×

FILTRAR BÚSQUEDA

CATEGORIAS

FILTRAR BÚSQUEDA

CATEGORIAS

BLOGGERS DEL VINO

NEWSLETTER

Suscríbete a nuestro boletín y mantente informado de todas las últimas noticias del Sector del Vino.


He leído y acepto la política de privacidad

 

Copyright © Cata del Vino | Política de Privacidad | Condiciones de Uso